A dependência do transporte público é uma realidade para muitos trabalhadores do sul do Espírito Santo. No entanto, o serviço oferecido pela Viação Real, que atende cidades como Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí, tem se tornado um verdadeiro martírio para quem precisa se deslocar diariamente.
Moradores da região, que utilizam a linha Guaçuí x Cachoeiro, relatam uma situação crítica que se arrasta há tempos, com horários incertos, longas esperas e uma aparente indiferença da empresa para com as necessidades da população que depende do serviço.
O principal problema apontado pelos usuários é a enorme deficiência na gestão dos horários. Segundo reclamações registradas em publicação nas redes sociais, a empresa opera com uma frequência mínima, com um ônibus saindo às 14h15 e o próximo apenas às 16h30. Contudo, a situação se agrava quando este veículo simplesmente "não passa", deixando os passageiros com a única alternativa de esperar pelo das 17h.
Essa falha frequente tem um impacto severo e desproporcional, especialmente sobre as mulheres. Muitas delas, que trabalham em Alegre e dependem do ônibus das 16h30 para retornar para casa em Jerônimo Monteiro, são forçadas a chegar muito tarde, comprometendo a possibilidade de buscar os filhos na escola ou cuidar de outras responsabilidades domésticas. "É um desrespeito dessa empresa conosco", desabafa um dos relatos.
Além disso, a situação na região de Castelo é ainda mais grave, com o total abandono do serviço. Moradores denunciam que o circular que ligava o distrito de Aracuí a Castelo foi simplesmente extinto, forçando a população a percorrer cerca de 4 quilômetros a pé para conseguir outro transporte. "Não temos ninguém para agir por nós. É muito triste", lamentam.
Para os moradores do sul do Espírito Santo, a pergunta que fica é: até quando a população terá que suportar um serviço essencial prestado com tamanha deficiência e desrespeito? A Viação Real precisa, urgentemente, reavaliar sua operação na região para garantir o direito básico de ir e vir com dignidade e segurança.
Este espaço está aberto para posição da Viação real, da a sua versão e responder aos usuários que fazem a reclamação.
Fonte da reclamação: https://www.instagram.com/p/DZsLwvWxEI2/?igsh=cmFkaHgxN2JqeHE3
O Espaço está Aberto
O Jornal O Alegrense mantém este espaço aberto para que a Viação Real apresente seus esclarecimentos e responda aos questionamentos dos passageiros. Nosso objetivo é garantir o direito de resposta e oferecer à comunidade uma cobertura equilibrada, ouvindo todos os lados envolvidos.