Caminhada Ecológica reúne moradores e reforça conscientização ambiental em Alegre

Evento promoveu atividade física, valorização das belezas naturais e conscientização ambiental durante percurso entre o Parque Getúlio Vargas e o Túnel Criciúma.

Por Déborah Sousa

Imagem de Guilherme Merlon

A manhã de domingo (21) foi marcada por integração, contato com a natureza e incentivo à preservação ambiental em Alegre. A Caminhada Ecológica reuniu participantes de diferentes idades em um percurso especial que teve início no Parque Getúlio Vargas e seguiu até o Túnel Criciúma.

A atividade integrou a programação do Mês do Meio Ambiente 2026 e foi promovida pela Prefeitura de Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS). Além de estimular a prática de atividades físicas, a iniciativa buscou destacar a importância da conservação dos recursos naturais e fortalecer a conscientização ambiental da população.

Durante o trajeto, os participantes puderam apreciar as paisagens locais, refletir sobre a preservação do meio ambiente e reforçar hábitos que contribuem para uma convivência mais sustentável. A ação também promoveu momentos de troca de experiências e aproximação entre moradores da cidade.

Ao final da caminhada, os participantes compartilharam um lanche coletivo, encerrando a programação em um clima de confraternização e união. O encontro reforçou a importância do envolvimento da comunidade em ações voltadas à valorização do patrimônio natural e à construção de uma cidade cada vez mais consciente e sustentável.