Seja bem-vindo
Alegre,27/04/2025

  • A +
  • A -

Ministério da Saúde prioriza inclusão da vacina contra herpes-zóster (cobreiro) no SUS

Vacina é vista como essencial para prevenir complicações graves da doença, mas ainda aguarda parecer técnico para ser incorporada à rede pública.

Agência Brasil
Ministério da Saúde prioriza inclusão da vacina contra herpes-zóster (cobreiro) no SUS

O Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) um pedido para avaliação da inclusão da vacina contra o herpes-zóster, também conhecido como cobreiro, no Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota oficial, a pasta informou que o processo aguarda, no momento, um parecer técnico para a definição da incorporação da imunização na rede pública.

A incorporação de novas vacinas no SUS envolve várias etapas, incluindo análise técnico-científica, avaliação de viabilidade e pactuação entre União, estados e municípios.

Em vídeo publicado na rede social X, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a inclusão da vacina é uma prioridade. “É uma vacina de boa qualidade, mas é muito difícil as pessoas terem acesso. Muita gente nem sabe da existência dela. Pode ter certeza: é uma prioridade nossa que essa vacina esteja no SUS e que possamos fazer grandes campanhas de vacinação”, afirmou.


Herpes-zóster (cobreiro) e seus riscos

Também conhecido como cobreiro, o herpes-zóster é causado pelo vírus varicela-zoster (VVZ), o mesmo que provoca a catapora. Após a infecção inicial, o vírus permanece adormecido no organismo e pode ser reativado na fase adulta, principalmente em pessoas com imunidade comprometida, como portadores de doenças crônicas, câncer, HIV, ou em indivíduos transplantados.

Entre os sintomas que precedem as lesões cutâneas estão dores nos nervos, formigamento, ardor, coceira, febre, dor de cabeça e mal-estar. As complicações podem ser graves, incluindo infecções bacterianas, inflamações no cérebro, síndromes raras como a de Reye, infecções durante a gestação, além da dolorosa nevralgia pós-herpética, uma dor persistente difícil de tratar.

Com a possível inclusão da vacina no SUS, o governo pretende ampliar o acesso da população à proteção contra a doença e reduzir os casos de complicações severas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.